Dicas de gestão laboratorial
Precisão nos resultados é fundamental para qualquer laboratório, mas não é tudo. Além de inúmeros processos de qualidade, o gestor laboratorial precisa estar constantemente atento aos procedimentos realizados no local, tanto em relação ao paciente, quanto aos processos operacionais.
Selecionamos alguns pontos de atenção:
- Tempo: todo o processo de coleta deve estar devidamente organizado, de forma a garantir agilidade no atendimento ao paciente e a otimização da realização dos exames, de forma que todo o processo leve o tempo mínimo necessário para sua execução.
- Eficiência: o alinhamento e a unificação dos processos também são fatores cruciais para garantir qualidade e minimizar os erros.
- Humanização: atender bem os clientes, garantindo atendimento domiciliar àqueles com dificuldade de locomoção e agilidade aos que podem se deslocar até o laboratório é uma forma de fidelizar os seus clientes. Unindo esse fator à gentileza e transparência no atendimento, é possível rapidamente recuperar o valor investido.
- Qualidade: um bom gestor deve acompanhar de perto os processos que asseguram a qualidade laboratorial, além de buscar acreditações e avaliações periódicas.
- Conhecimento: manter um fluxo ativo de troca de informações e conhecimentos dentro do laboratório pode ser um importante diferencial. Realizar benchmarkings com outros laboratórios, promover cursos e uma rotina de alinhamento de informações são formas de agregar qualidade para toda a equipe.