fbpx

Dímero D: O que são biomarcadores e qual a sua importância no acompanhamento da COVID-19”?

A COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-COV-2, se espalhou por praticamente todas as partes do mundo durante o ano de 2020, causando uma pandemia. Diante dessa problemática e do pouco conhecimento na nova doença, os médicos buscaram nos exames laboratoriais formas de acompanhar o prognóstico dos pacientes, tendo os biomarcadores adquirido grande destaque ao longo do tempo.

E você, sabe o que é um biomarcador?

Podemos considerar como biomarcadores aqueles parâmetros e seus produtos de biotransformação que são mensuráveis e detectados experimentalmente, indicando a ocorrência de uma função normal ou patológica em um organismo ou até mesmo uma resposta farmacológica. Na prática clínica, os biomarcadores podem ser utilizados para o diagnóstico ou para identificar a gravidade e a progressão de uma determinada doença.

No ambiente hospitalar são utilizados vários biomarcadores, como as troponinas e o NT-proBNP, que são biomarcadores muito utilizados no diagnóstico precoce de algumas condições patológicas cardíacas como o infarto agudo do miocárdio e insuficiência cardíaca, assim como o Dímero-D, utilizado para o acompanhamento dos distúrbios relacionados ao processo de coagulação. Diversos estudos publicados em revistas de grande renome científico como “The Lancet” e o “The Journal of Thrombosis and Haemostasis” demostram o papel da avaliação do Dímero-D no prognóstico dos pacientes com  COVID-19.

O Dímero-D é um marcador global do processo de fibrinólise, ou seja, do processo de dissolução do coágulo de fibrina formado durante a coagulação sanguínea. Dessa forma, é utilizado para diagnosticar e acompanhar o prognóstico de doenças como a trombose venosa profunda. Então, qual a relação do D-Dímero com a COVID-19?

O vírus SARS-CoV-2, ao entrar no organismo, infecta principalmente as células epiteliais das vias respiratórias, causando uma primeira resposta imune que leva à produção de citocinas pró-inflamatórias e proteínas de resposta inflamatória aguda, como a Proteína C Reativa. O estabelecimento do vírus no sistema respiratório causa, ainda, diversas alterações fisiológicas e metabólicas importantes no organismo, como distúrbios da coagulação, incluindo trombocitopenia, hipercoagulação e coagulação intravascular disseminada.

Os distúrbios da coagulação estão presentes em boa parte dos pacientes hospitalizados com COVID-19, por isso, a Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia recomenda que sejam realizados periodicamente em todos esses pacientes os testes de triagem de coagulação e o D-Dímero. O último torna-se indispensável no acompanhamento de pacientes sob terapia trombolítica, uma vez que reflete diretamente a ação dos fármacos sobre os coágulos.

Diante das graves complicações que podem ocorrer em decorrência da infecção pelo SARS-CoV-2, fica clara a importância dos biomarcadores, em especial do Dímero -D, para o diagnóstico precoce, acompanhamento de prognóstico e manejo dos pacientes hospitalizados.

                                                                                                     Autora: Juliana Martins
Referências Bibliográficas

Ciceri F., Beretta L., Scandroglio A.M., Colombo S., Landoni G., Ruggeri A. Microvascular COVID-19 lung vessels obstructive thromboinflammatory syndrome (MicroCLOTS): an atypical acute respiratory distress syndrome working hypothesis. Crit Care Resusc J Australas Acad Crit Care Med. 2020

Levi M., Thachil J., Iba T., Levy J.H. Coagulation abnormalities and thrombosis in patients with COVID-19. Lancet Haematol. 2020 doi: 10.1016/S2352-3026(20)30145-9.

World Health Organization. WHO R&D Blueprint Novel Coronavirus COVID-19 Therapeutic Trial Synopsis; 18 February 2020. https://www.who.int/blueprint/priority-diseases/key-action/COVID-19_Treatment_Trial_Design_Master_Protocol_synopsis_Final_18022020.pdf

Zhang L., Yan X., Fan Q., Liu H., Liu X., Liu Z. D-dimer levels on admission to predict in-hospital mortality in patients with Covid-19. J Thromb Haemost. 2020 doi: 10.1111/jth.14859. jth.14859.

Lippi G., Plebani M. Laboratory abnormalities in patients with COVID-2019 infection. Clin Chem Lab Med. 2020 doi: 10.1515/cclm-2020-0198.

Shreya R. Savla, Kedar S. Prabhavalkar & Lokesh K. Bhatt (2021) Cytokine storm associated coagulation complications in COVID-19 patients: Pathogenesis and Management, Expert Review of Anti-infective Therapy, DOI: 10.1080/14787210.2021.1915129