Ferramentas de controle de qualidade
A qualidade nas organizações de saúde é um dos temas mais discutidos ultimamente, já que várias organizações a estabeleceram como um valor dentro dos seus princípios organizacionais (missão, visão e valores). A melhoria contínua, a excelência dos serviços prestados, a inovação e a economicidade são pilares que se perpetuam e se fortalecem com as exigências do mercado e dos usuários, que se tornaram mais conscientes de seus direitos e do exercício da cidadania. Prestar assistência de qualidade requer conhecimento atualizado, envolvimento, comprometimento e atuação ética dos profissionais. Para tanto, informações precisas, confiáveis e oportunas precisam estar à disposição das equipes para a gestão e para a assistência.
Assim, o uso das ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas que permitem identificar, mensurar, analisar, priorizar e propor soluções para problemas que interferem no resultado dos processos de cuidado. O uso de ferramentas da qualidade, vem sendo valorizado na gestão dos laboratórios clínicos para otimizar a qualificação e a quantificação das falhas nos diferentes processos laboratoriais, bem como para auxiliar a implantação de medidas corretivas e preventivas e apontar a eficácia das ações tomadas.
A seleção da ferramenta adequada para estudar o problema que se apresenta deve considerar a caracterização do problema, a possibilidade de coleta de dados e a integração das ferramentas da qualidade às etapas do ciclo PDCA (plan/planejar, do/executar, check/verificar, act/agir), também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming. O ciclo PDCA é um método norteador para melhoria contínua de um processo organizacional. Visa monitorar com eficácia a gestão dos processos por meio de identificação e análise das situações indesejáveis e da busca de soluções, mediante prévio planejamento adequado do processo. O objetivo das ferramentas da qualidade é instrumentalizar os gestores para aplicar essas ferramentas visando priorizar o ataque aos problemas, ordenar cientificamente os fatores causais, avaliar e monitorar os processos.
Segue algumas ferramentas que você pode implementar na gestão da qualidade do seu laboratório:
- Brainstorming
- Fluxograma
- Folha (ou lista) de verificação (check list)
- Plano de Ação – 5W2H
- Diagrama/Gráfico de Pareto
- Diagrama de causa e efeito
- Matriz de causa e efeito
- Matriz de esforço e impacto
- Estratificação
- Gráfico de controle
- Histograma
- Ferramenta 5S
Exemplo de aplicação do ciclo PDCA, fases e ferramentas:
Clique aqui para baixar um documento completo sobre as ferramentas da qualidade.
REFERÊNCIAS
- PEREIRA, Paulo Eduardo Galdino. Ferramentas utilizadas na gestão da qualidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 11, Vol. 14, pp. 05-19. Nov de 2020.
- SOUZA, G. F. Application of Quality Tools in Teaching/Research Laboratories of a Public University. 2015. 79 f. Final Paper – Engineering School of Lorena, University of São Paulo, Lorena, 2015
- https://www.projectbuilder.com.br/blog/ciclo-pdca-uma-ferramenta-imprescindivel-ao-gerente-de-projetos/
- https://www.farmaceuticas.com.br/11-ferramentas-da-qualidade-e-suas-estrategias-de-gestao/