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Ferramentas de controle de qualidade

A qualidade nas organizações de saúde é um dos temas mais discutidos ultimamente, já que várias organizações a estabeleceram como um valor dentro dos seus princípios organizacionais (missão, visão e valores). A melhoria contínua, a excelência dos serviços prestados, a inovação e a economicidade são pilares que se perpetuam e se fortalecem com as exigências do mercado e dos usuários, que se tornaram mais conscientes de seus direitos e do exercício da cidadania. Prestar assistência de qualidade requer conhecimento atualizado, envolvimento, comprometimento e atuação ética dos profissionais. Para tanto, informações precisas, confiáveis e oportunas precisam estar à disposição das equipes para a gestão e para a assistência.

Assim, o uso das ferramentas da qualidade são técnicas utilizadas que permitem identificar, mensurar, analisar, priorizar e propor soluções para problemas que interferem no resultado dos processos de cuidado. O uso de ferramentas da qualidade, vem sendo valorizado na gestão dos laboratórios clínicos para otimizar a qualificação e a quantificação das falhas nos diferentes processos laboratoriais, bem como para auxiliar a implantação de medidas corretivas e preventivas e apontar a eficácia das ações tomadas.

A seleção da ferramenta adequada para estudar o problema que se apresenta deve considerar a caracterização do problema, a possibilidade de coleta de dados e a integração das ferramentas da qualidade às etapas do ciclo PDCA (plan/planejar, do/executar, check/verificar, act/agir), também conhecido como ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming. O ciclo PDCA é um método norteador para melhoria contínua de um processo organizacional. Visa monitorar com eficácia a gestão dos processos por meio de identificação e análise das situações indesejáveis e da busca de soluções, mediante prévio planejamento adequado do processo. O objetivo das ferramentas da qualidade é instrumentalizar os gestores para aplicar essas ferramentas visando priorizar o ataque aos problemas, ordenar cientificamente os fatores causais, avaliar e monitorar os processos.

Segue algumas ferramentas que você pode implementar na gestão da qualidade do seu laboratório:

  • Brainstorming
  • Fluxograma
  • Folha (ou lista) de verificação (check list)
  • Plano de Ação – 5W2H
  • Diagrama/Gráfico de Pareto
  • Diagrama de causa e efeito
  • Matriz de causa e efeito
  • Matriz de esforço e impacto
  • Estratificação
  • Gráfico de controle
  • Histograma
  • Ferramenta 5S

Exemplo de aplicação do ciclo PDCA, fases e ferramentas:

Clique aqui para baixar um documento completo sobre as ferramentas da qualidade.

REFERÊNCIAS