Para que serve um Hemograma?
O hemograma é a avaliação qualitativa e quantitativa dos elementos do sangue e pode ser subdivido em três partes: Eritrograma, Leucograma e Plaquetograma.
Eritrograma é o estudo com ênfase na série vermelha do sangue, ele analisa os eritrócitos (tamanho e forma), a hemoglobina, o hematócrito, os índices globulares: VCM (Volume corpuscular médio), HCM (Hemoglobina corpuscular média), CHCM (Concentração da Hemoglobina Corpuscular média) e RDW (Faixa de distribuição de hemácias). A principal função dos eritrócitos é realizar o transporte da hemoglobina que está intimamente ligada ao transporte dos gases oxigênio (O2) e carbônico (CO2).
O Leucograma analisa a contagem total de leucócitos e a contagem diferencial, que pode ser em valor absoluto ou relativo dos linfócitos, basófilos, neutrófilos, eosinófilos e monócitos. Os leucócitos participam da defesa do organismo combatendo diversos agentes invasores, que podem ser bactérias, fungos, vírus, parasitas. Cada leucócito tem uma função e pode ser verificado conforme imagem abaixo:
O Plaquetograma é a estimativa do número de plaquetas e sua morfologia. Em contadores automatizados é possível obter o valor do índice PDW que informa a amplitude das plaquetas e o MPV que indica o volume médio plaquetário. As plaquetas são células importante na hemostasia fazendo parte da formação do coágulo.
A diversidade de dados que o hemograma pode informar, apesar de inespecíficos, faz com que o hemograma seja o exame complementar mais requerido em consultas e por isso é solicitado por médicos de todas as especialidades. Essa preferência é porque o hemograma, além de ser um teste de triagem, é um auxiliar no diagnóstico e controle de doenças infecciosas, doenças crônicas em geral, emergências médicas, cirúrgicas e traumáticas e no acompanhamento de tratamentos oncológicos. Antigamente, o teste era feito de forma manual, hoje são realizados em equipamentos automatizados que analisam a amostra quantitativamente e morfologicamente com rapidez e precisão, como por exemplo o Analisador hematológico de 5 partes totalmente automatizado da Erba Elite H580, que realiza 29 parâmetros com 20 microlitros de amostra e até 80 testes por hora. Ele utiliza o método de impedância elétrica para a contagem total de RBC e plaquetas, colorimetria para a dosagem de hemoglobina e citometria de fluxo para a contagem diferencial dos leucócitos.
Referências:
GOMES DE OLIVEIRA, Raimundo Antônio. Hemograma: Como fazer e interpretar. 2. ed. [S. l.]: RED Publicações, 2015.
Z. W. GROTTO, Helena. O hemograma: importância para a interpretação da biópsia. REVISTA BRASILEIRA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA, 2009.
Z. W. GROTTO, Helena. Interpretação clínica do Hemograma. São Paulo:
Editora Atheneu; 2008.
Artigo escrito por: Giselle Marques