fbpx

RDW: Definição e importância no exame de sangue

RDW, sigla para Red Cell Distribution Width, o que em português significa, Amplitude de Distribuição dos Glóbulos Vermelhos, um índice de anisocitose eritrocitária e que representa a heterogeneidade de distribuição do tamanho das hemácias. Essa variação de tamanho recebe o nome de anisocitose, e o valor considerado normal nos adultos e crianças, varia entre 11.6 e 14.5%.

O índice de RDW é geralmente utilizado para os diferentes tipos de anemias, pois no hemograma automatizado , representa a presença de anisocitose ou variação do tamanho dos eritrócitros. Tal alteração pode ocorrer por diversas causas, desde anemias até a presença de doenças crônicas, leucemias e uso de medicamentos. Segundo Bessman, et.al.; o RDW pode contribuir para a diferenciação das anemias microcíticas e hipocrômicas. A avaliação deve ser feita em conjunto com outros índices como o VCM (Volume Corpuscular Médio), HCM (Hemoglobina Corpuscular Média), CHCM (Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média) e o RDW.

Vários instrumentos de análise de hematologia como o Elite 580, são frequentemente utilizados para determinar a largura de distribuição dos glóbulos vermelhos, como o RDW-CV, relatado como Amplitude de Distribuição dos Eritrócitos medido como Coeficiente de Variação (CV) e o RWD-SD, medido como desvio padrão (SD), calculados a partir do volume corpuscular médio. (VCM) Imagem 1: Elite 580 da empresa Erba Mannheim.

                             Imagem 1: Elite 580 Erba Mannheim

O hemograma avalia a média do tamanho dos eritrócitos (VCM) através da impedância, que são os impulsos elétricos convertidos em fentolitros (fL), emitidos pela passagem de cada célula individualmente em um fluxo, cuja intensidade será proporcional ao tamanho das células. Adicionalmente o RDW-CV será calculado em relação à média do tamanho dos eritrócitos (VCM) e o RDW-SD, calculado com base na média do tamanho dos eritrócitos distribuídos até 20% acima da base do histograma do eritrograma.

O RDW pode ser considerado como aumentado, quando existe uma variedade de hemácias com tamanhos diversos , não esquecendo que devemos levar em conta a idade e os valores de referência dentro do estudo populacional de abrangência do laboratório . As principais causas de RDW elevado está associado a anemias carenciais, como por exemplo devido a deficiência de ferro, folato ou vitamina B, β-talassemia, Anemia falciforme, esferocitose hereditária , anemias hemolíticas, dentre outras. Além disso, pessoas em tratamento quimioterápico ou em uso de algum antiviral também podem apresentar o RDW aumentado.

O RDW baixo normalmente não apresenta significado clínico quando interpretado isoladamente, no entanto caso seja verificado outras alterações no hemograma como no VCM, apresentando também valores baixos, podemos estar diante de  anemias causadas por doenças crônicas ou ainda diante de um quadro de talassemia heterozigótica.

Vale ressaltar que todos os exames devem ser solicitados e interpretados por médicos, pois ele levará em consideração outros fatores desde histórico familiar, idade e a solicitação de exames complementares para dar seguimento na conduta clínica.

Autor(a): Juliana Oliveira, Assessora Científica e Mestre em Patologia-UFF

Bibliografia

  • Bessman JD, Gilmer PR Jr., Gardner FH. Improved classification of anemias by MCV and RDW. Am J Clin Pathol. 1983;80(3):322-326
  • Bessman JD, Feinstein DI. Quantitative anisocytosis as a discriminant between iron deficiency and thalassemia minor. Blood 1979; 53(2):288-93.
  • Fitzsimons EJ, Brock JH. The anemia of chronic disease. BMJ 2001;322(7290):811-12.
  • Jayaranee S, Sthaneshwar P. Serum soluble transferrin receptor in hypochromic microcytic anemia. Singapore Med J. 2006;47(2): 138-42.
  • Nobili B, Perrotta S, Matarese SMR, Conte ML, Giudice EM. Evaluation of body iron status in Italian carriers of beta-thalassemia trait. Nutr Res. 2001; 21:55-60.