Calbiotech se torna polo de produção de testes em Elisa e Testes Rápidos para Covid-19
O grupo Erba Mannheim, que atua na indústria de diagnóstico desde 1979, possui hoje uma presença global. Durante a pandemia de COVID-19, algumas de suas subsidiárias no mundo se tornaram protagonistas na produção de testes que irão auxiliar no diagnóstico e manejo da doença que já causou mais de 300 mil mortes no globo.
A Calbiotech, localizada em San Diego, EUA, presente no mercado à mais de 30 anos e reconhecida mundialmente no desenvolvimento e comercialização de imunoensaios, faz parte do grupo Erba Mannheim desde 2017. A empresa conta com um catálogo mais de 200 produtos de alta qualidade, estáveis e prontos para a automação, nas áreas de desordens autoimunes, marcadores tumorais, doenças infecciosas, entre outros. Além de atuar com diagnóstico in vitro, é uma referência também entre universidades, centros de pesquisa e indústria farmacêutica, na produção de microplacas, reagentes, tampões e outros componentes personalizados.
Em 2020, a Calbiotech se torna uma das subsidiárias protagonistas do Grupo Erba na luta contra o Covid-19 à partir do desenvolvimento e distribuição em escala mundial do ErbaLisa COVID-19, ensaio do tipo ELISA para detecção de anticorpos IgG e IgM anti-SARS-CoV-2.
Nessa luta contra o Covid-19, se junta também a Transasia Bio-Medicals. Fundada em 1979 na Índia, a Transasia é hoje a principal indústria diagnóstica do país, com atuação em quase todos os segmentos das análises clínicas e eleita em 2014 como Empresa de Crescimento Global pelo Fórum Econômico Mundial.
Com o apoio do governo da Índia e da Organização Mundial da Saúde (OMS) a Transasia foi agraciada com uma fábrica de mais de 23 mil pés quadrados com foco exclusivo para o desenvolvimento e produção de kits diagnósticos de COVID-19. O parque fabril conta com diversos laboratórios com nível de biossegurança 2 e 3 (NB-2 e NB-3), liofilizadores, equipamentos de purificação de proteínas, equipamentos de controle de qualidade avançada e máquinas automatizadas para a produção de milhões de kits de biologia molecular e sorológicos para o diagnóstico da COVID-19. Em meados de junho os kits começam a ser disponibilizados para a Índia e para países emergentes, como o Brasil.
A Calbiotech será a empresa do Grupo Erba responsável em abastecer as Américas, Europa e África com os kits de Elisa IgM e IgG e com os testes rápidos em Cromatografia para detecção do Covid 19. A Erba Brasil obteve autorização de importação dos Kits Elisa via RDC 379, que já estão sendo comercializados, e em breve também disponibilizará ao mercado os testes rápidos via RDC 379 com a autorização de importação prevista para o mês junho, além disso, todos os trâmites dos registros dos produtos já estão ocorrendo junto à Anvisa