Uratos amorfos: O que são, diagnóstico e tratamento
Os uratos amorfos são um tipo de cristal que possui variação de coloração de amarela a preta sendo identificado no exame de urina e que pode surgir devido ao resfriamento da amostra durante o acondicionamento para transporte ou devido ao pH ácido da urina, com os valores sendo observados igual ou inferior a 5.5.
A realização do EAS é possível de forma manual ou de forma automatizada. EAS de forma manual, realizado na bancada, com processamento manual da amostra possui como parte integrante desde a fase física, química e a realização da sedimentoscopia com a utilização de uma centrifuga para centrifugação das amostras e após o descarte do sobrenadante a visualização do sedimento sobreposto em lâminas e lamínulas em microscópio. Já na forma automatizada, diversas soluções são comercializadas, como o Laura XL, por uma grande variedade de empresas do ramo do diagnóstico a fim de atender o nosso expansivo mercado laboratorial.
O Laura XL é um aparelho automatizado, que realiza as três fases que compõem o EAS, desde a parte física, química até a sedimentoscopia, atendendo públicos variados que também incluem amostras pediátricas a geriátricas, grupos de pacientes que possuem mais dificuldade na micção da amostra, devido a vários fatores que englobam alterações fisiológicas a metabólicas. Imagem 1: Uratos amorfos, identificados no equipamento Laura XL.
Durante o transporte das urinas muitos laboratórios resfriam as amostras para o transporte até a matriz laboratorial, local aonde de fato será realizado o processamento da amostra, porém, não devemos esquecer que essas amostras possuem um prazo de processamento de até 2 horas, pois a baixa temperatura favorece a cristalização de alguns componentes da urina, havendo a formação dos uratos amorfos. O seu aparecimento não causa sintomas, sendo observado apenas no exame de urina de tipo 1, o EAS, também chamado de Elementos anormais do sedimento.
Quando há grande quantidade de uratos na urina é possível visualizar, a alteração macroscópica devido a grande quantidade desse elemento, presente na urina alterando a sua cor de amarela para rosa, aspecto perceptível através da análise do exame físico da urina, onde também é possível a visualização do volume.
O aparecimento desse cristal na urina pode significar diversas situações, como:
- Gota
- Inflamação crônica dos rins
- Dieta hiperproteica
- Baixa ingestão de água
- Cálculo biliar
- Cálculo renal
- Doença hepática
- Doença renal
- Dieta rica em cálcio
- Dieta rica em vitamina C.
O tratamento para uratos amorfo é feito de acordo com a causa do seu surgimento, podendo ser indicado pelo médico mudança nos hábitos alimentares, a fim de evitar a ingestão de alimentos ricos em cálcio ou proteínas, além de outras condutas clínicas que possam ser tomadas devido a causa de seu surgimento como o comprometimento de algum órgão. Vale ressaltar que as condutas clínicas devem ser orientadas por um médico para que o paciente tenha um tratamento mais assertivo.
Autor(a): Juliana Oliveira/ Assessora Científica / Mestre em Patologia-UFF
Referência Bibliográfica:
HOLMES, J.H. and other- Urinalysis and Renal Function- Preworkshop Manual.1° ed.1962. American Society of Clinical Pathologists. Chicago. Lllinois.
HALLMANN, L. Análises Clínico Y Microscópicos.1° ed. 1975. Editorial CientíficoMédica. Barcelona.
LOPATA, Victor José et al. Análise de dados clínicos e laboratoriais associados à litíase urinária em pacientes de um laboratório de análises clínicas. Visão Acadêmica. Vol 17. 3 ed; 18-28, 2016.